O botão “bombar” do TikTok permite a seus funcionários selecionar vídeos para viralizar manualmente usando um botão interno. Esse recurso aumenta o alcance dos vídeos no feed da página “For You”. De acordo com documentos internos do TikTok, vídeos marcados para serem impulsionados manualmente representam cerca de 1-2% das visualizações diárias de vídeos, o que pode ter um impacto significativo nas métricas gerais. Não é possível identificar quais são os vídeos selecionados.
E qual o motivo de tanta preocupação sobre esse assunto?
Com o TikTok confirmando a veracidade dessa informação, algumas preocupações vieram a tona.
Como por exemplo a página “For You”, que deveria exibir conteúdo personalizado para o usuário, baseado em sua experiência com o aplicativo. No entanto, se confirmada a existência de um “botão secreto”, essa afirmação perderia o sentido, afinal as pessoas poderão questionar se o conteúdo que estão recebendo é realmente de acordo com suas afinidades, ou se estão sendo obrigados a engolir guela abaixo um conteúdo escolhido manualmente pela plataformaou por seus funcionários.
Outro questinamento que podemos fazer é se os funcionários da empresa estariam fazendo uso inadequado desse recurso para favorecer contas pessoais ou de conhecidos, ou ainda, se a empresa estaria impulsionando marcas e influenciadores com os quais busca fazer parcerias.
A empresa nega essas acusações e alega que poucas pessoas têm acesso a esse recurso, cujo propósito é trazer mais diversidade para a plataforma.
No entanto, ainda há uma incógnita em relação à verdadeira intenção por trás do recurso, veja a declaração de Jamie Favazza, porta-voz da plataforma:
“Promovemos alguns vídeos para a diversificar a experiência de conteúdo e apresentar celebridades e criadores emergentes à comunidade TikTok. Apenas poucas pessoas, baseadas nos Estados Unidos, podem aprovar a promoção de conteúdo, e isso representa aproximadamente 0,002% dos vídeos na ‘For You’”
Ficaremos ligados!